MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: PONTO DE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS É IMPLANTADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS DE COLATINA/ES
Carregadores de veículos elétricos conectam ciência, tecnologia e inovação ao espaço público do município de Colatina/ES
A mobilidade elétrica já encontra-se inserida no cotidiano das cidades capixabas. Indo em direção a um amanhã mais verde, Colatina se insere no campo da inovação para a mobilidade sustentável, atrelando-se a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A empresa Santa Maria, em uma parceria conjunta com a Prefeitura Municipal de Colatina e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), implementou, por meio de um projeto de pesquisa e desenvolvimento a chamada “Vaga Azul” no espaço público do Centro de Ciências. Trata-se de um totem equipado com dois pontos de recarga destinados ao abastecimento de veículos elétricos, oferecendo um serviço gratuito à população durante sua fase piloto, com horário de funcionamento das 8h às 18h.
De acordo com o Secretário Municipal de CT&I Lucas Knupp “essa entrega não apenas conecta mobilidade sustentável ao coração do conhecimento, mas também sinaliza o futuro que estamos construindo: um futuro onde tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento urbano caminham lado a lado, impulsionados por parcerias visionárias”. Para Lucas, “é uma honra, como Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, testemunhar e participar dessa transformação, que coloca Colatina na vanguarda das cidades inteligentes e comprometidas com as próximas gerações”.
No cenário capixaba, nota-se a relevância da temática ao encontrá-la inserida na pesquisa científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e popularizada por meio do livro “Mobilidade Elétrica no Espírito Santo – Um Projeto de Vanguarda” (2024), organizado por Reginaldo Barbosa Nunes e Márcio Almeida Có. O estudo pioneiro, busca explorar e promover a mobilidade elétrica como uma solução viável para os desafios e as necessidades de modernização do sistema de transporte público e privado no estado. No que tange ao cenário municipal, o Secretário Lucas almeja que “este equipamento seja o primeiro de muitos, inspirando nossa população a abraçar a inovação e reforçando nosso compromisso com um município mais conectado, sustentável e preparado para os desafios do amanhã.”
Referência bibliográfica: NUNES, Reginaldo Barbosa; CÓ, Márcio Almeida (orgs.). Mobilidade elétrica no Espírito Santo: um projeto de vanguarda. Vitória/ES: Edifes Acadêmico, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4437