Ifes Campus Colatina inaugura laboratório de metodologias ativas

3 de Julho, 2024

A sala interativa foi equipada com recursos do projeto Programe-SE, realizado em colaboração com a Action!.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Colatina inaugurou, nesta segunda-feira (1º), o Laboratório de Metodologias Ativas no Campus Colatina. Esse novo espaço, equipado para facilitar a interação entre alunos e professores, foi criado com investimentos institucionais e recursos do Projeto Programe-SE, em parceria com a associação empresarial do setor de Informática, a Action!.

O laboratório inclui bancadas para atividades práticas, mesas modulares, cadeiras adaptáveis, kits educacionais de robótica, notebooks, impressoras 3D, TVs de 55 polegadas com suporte, projetores e outros equipamentos, todos alinhados com a abordagem pedagógica de metodologias ativas. A proposta foca em princípios como autonomia estudantil, protagonismo, problematização e reflexão sobre a realidade, pensamento criativo e inovador, e trabalho em equipe.

O coordenador do Programe-SE, professor Alextian Bartholomeu Liberato, destacou que a configuração do espaço enriquece ainda mais as formações do projeto, citando exemplos onde a relação de ensino e aprendizagem superou os ciclos previstos. “Muitos alunos do Ensino Fundamental têm o primeiro contato com a programação através do Programe-SE e depois retornam como alunos do Ifes e monitores das atividades, se envolvendo em competições de robótica, criação de jogos e outros projetos tecnológicos. Esse espaço é realmente para eles”, afirmou.

A inauguração contou com a presença de alunos e professores envolvidos na iniciativa, além de gestores do Campus Colatina, como o diretor-geral Octávio Cavalari. Também participaram o reitor do Ifes, Jadir Pela, o pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, o ex-deputado e atual secretário de Estado do Meio Ambiente do Espírito Santo, Felipe Rigoni, o Superintendente de Inovação da Prefeitura de Colatina, Mateus Pereira e a Bolsista de Programas Institucionais de Governo da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Colatina, Renata Ruiz. A presença mais celebrada foi a dos alunos do 9º ano da rede municipal de educação, que compartilharam suas experiências pessoais e perspectivas profissionais.

O superintendente de inovação, Mateus Pereira, reiterou que a atual gestão está comprometida em apoiar as próximas edições do programe-se. Ele informou que está articulando com o campus a cessão de um espaço para um laboratório no Centro de Ciências de Colatina, para expandir ainda mais as oportunidades de formação tecnológica para os jovens.

Para o reitor do Ifes, Jadir Pela, a inauguração representa um marco institucional e é fruto da colaboração de diversos parceiros. “Devemos agradecer ao ex-deputado Felipe Rigoni por acreditar em nós, aos parceiros da Prefeitura de Colatina por trabalharem conosco nessa transformação significativa na vida desses jovens, e à Action!, que trouxe a demanda por formação em desenvolvimento de sistemas e programação e ajudou a construir a solução através do Programe-SE”, afirmou.

Fique por dentro de tudo

Fique por dentro de tudo o que acontece no nosso ecossistema de inovação! Assine a nossa newsletter para receber as últimas novidades, eventos imperdíveis, insights exclusivos e muito mais diretamente em seu e-mail.